28 de abril é o dia da educação e uma oportunidade de entender melhor a situação das escolas, educadores e alunos ao redor de todo o país. Vamos lá?
Panorama geral
Você sabe o tamanho do nosso sistema educacional? São 48,8 milhões de alunos na Educação Básica – sendo que 39,8 milhões estão matriculados na rede pública de ensino. Para atender todos os alunos, o Brasil tem 186 mil escolas e cerca de 2,2 milhões de docentes espalhados pelo país.
5% dados sobre infraestrutura
1. No Ensino Fundamental apenas 39% das escolas têm quadras de esporte
2. Quando o assunto é laboratório de ciências caímos para 12%
3. 60,7% das creches têm banheiros adequados à Educação Infantil
4. E somente 34,1% possuem berçários
5. 82,7% das escolas que oferecem Ensino Médio contam com laboratórios de informática
Formação de professores
Outro ponto importante é a formação dos professores. Uma parte significativa leciona disciplinas sem ter a formação adequada ao currículo exigido pela aula. Nos anos finais do Ensino fundamental, 56% dos professores de Matemática são formados na área. Entre os professores de Artes, o número cai para 32%.
Os alunos estão nas escolas?
A evasão escolar afeta, principalmente, os alunos mais pobres – o que nos leva ao grande desafio da educação brasileira: a equidade.
• Quase 600 mil crianças de 4 anos estão fora da escola. Aos 5 ou 6 anos, o número é 300 mil
• Mais de 99% da população de 6 a 13 anos estão na escola
• Cerca de 1,7 milhão de jovens de 14 a 17 anos estão fora da escola
• Segundo a Pesquisa Nacional Domiciliar realizada pelo IBGE em 2015, estudantes de baixa renda entram na escola mais tarde saem mais cedo. A partir dos 15 anos, muitos deixam a escola para ir trabalhar (26% entre os jovens de 15 a 17 anos empregados não estão estudando)
Nos últimos 12 anos a desigualdade de atendimento escolar caiu, porém a população negra e as comunidades de áreas rurais ainda estão mais distantes do ensino formal do que a população branca e urbana.
Buscando soluções!